sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Itaú. Disse muito, mas explicou pouco.






Olá Amigos,

Primeiramente pedimos desculpas pelo atraso de nossa postagem semanal, mas é que o material desta semana foi complicado de ler.

Atendendo alguns pedidos, a empresa em que testamos os limites foi o Itaú. O "dito" banco mais sustentável do Brasil.

Pois bem..... demoramos para ler o material, pois o relatório do Itaú com certeza foi um dos mais chatos dos últimos tempos.

Com uma linguagem dura, prolixa e excessivamente redundante, o referido relatório serviu em algumas noites como um excelente sonífero, pois o texto é muito, mas muito chato.

Já sobre o relatório em si, notamos que para um banco os resultados apresentados deixam a desejar em alguns aspectos, principalmente no modo de gerir a sustentabilidade na organização, pois na leitura carece de credibilidade.

Digo credibilidade, pois o discurso "corporativo" da empresa não condiz em nada com a carta postada pelo Sr Pedro Moreira Salles, presidente do conselho de administração da empresa, no referido relatório.

Ao ler o texto deste presidente, notamos o discurso tradicional de um banqueiro, onde as questões sociais e ambientais que envolvem um agente financeiro ficam totalmente desconexas da realidade deste executivo.

Acredito que sustentabilidade no Itaú é uma coisa mais cosmética que estratégica e que aquele processo de gestão desenhado no relatório não deve ser algo assim tão efetivo assim.

Digo isto, pois muito se diz nesta empresa de transparência, mas pouco se revela da verdadeira relação entre o Itaú e seus clientes que todos nós sabemos é um tanto quanto conflituosa por exemplo.

A leitura que fizemos do Itaú condiz muito com dados de uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit que concluiu que a prestação de contas das empresas financeiras estão mais focadas no acionista do que no resto da sociedade.

No caso do Itaú isto pode ser comprovado, quando eles afirmam que o relatório de sustentabilidade é feito para atender o mercado financeiro e não a sociedade como um todo, o que desvirtua deste já o processo de gestão sustentável relatado em seu discurso pela empresa.

Pois bem .... com base neste relato, apresentamos os questionamentos abaixo feitos pro Itaú.

E já que a transparência é um ponto importante deste banco, aguardamos e muito as respostas.

Segue os questionamentos.

Boa Leitura.


1- Vocês apresentam na teoria um plano robusto de gestão no âmbito da sustentabilidade, mas ao ler a carta do Sr Pedro Moreira Salles, presidente do conselho de administração, o mesmo não cita em nenhum momento os processos ditos sustentáveis do Banco. Isto não revela o descompromisso desta pessoa para com o banco prega ? Será que realmente esta gestão sustentável está presente na cultura da empresa ou é somente um greenwashing. A carta deste presidente é totalmente economicista, totalmente distanciado da sociedade.

2- Sou totalmente leigo e gostaria de saber o que Pedro Moreira Salles quis dizer com Hard Landing ?

3- Vocês apresentaram que a meta de consolidar a cultura organizacional da empresa ainda não foi concluída, o que falta para se concretizar este processo ?

4- Por que um banco como o Itaú ainda não conseguiu consolidar um processo de meritocracia com seus empregados ? è a cultura brasileira que não deixa ?

5- Qual a Razão do BBA não ter cumprido os compromissos assumidos no âmbito do protocolo verde ?

6- O que falta para vocês fecharem o processo de revisão de contratos para adequá-los a um português claro, conforme vocês relataram ?

7- Vocês apresentam um índice chamado de Basiléia, vocês poderiam explicar qual a função deste índice ?

8- Nota-se que as despesas com correio com os clientes reduziu de 2011 para 2012. Isto também fez com que a tarifa paga pelo cliente na manutenção de conta caísse ?

9- Vocês falam na página 32 que o empregado deve ajudar a reduzir custo pensando como o DONO DO NEGÓCIO. Para o empregado pensar desta forma, ele também é recompensado como o Dono efetivo do negócio é no final do ano ?

10- Na página 36 vocês citam: "Para o Itaú Unibanco, não basta gerar resultado financeiro. Nós também queremos gerar valor compartilhado". Vocês poderiam definir o que é este valor, visto que o presidente do conselho em seu discurso não externaliza esta visão mais ampliada ?

11- No código de ética da empresa, vocês afirmam que agem com transparência, no entanto, não apresentam os dados internos do volume de reclamações feitas por clientes, a taxa de não resolução proporcional ao que foi encaminhada ao Bacen. Vocês poderiam disponibilizar esses dados ?

12- Por que no gerenciamento de risco do Itaú, não encontramos nenhuma gestão de risco reputacional ? Pergunto isto pois a crise de 2008 no sistema financeiro não foi de crédito, mas de credibilidade. Como o Itaú gerencia esta questão dentro do seu processo de gestão ?

13- Vocês publicaram em 2011 as diretrizes socioambientais para concessão de crédito, no entanto na página 51 em que esta política é citada vocês afirmam:
"Todas as situações descritas na política são passíveis de alçada para os casos de exceção". Qual é esta exceção ?

14- Vocês citam que em 2011 registraram o lucro líquido record na história dos Bancos de mais de 14 bilhões. Sabe-se que as taxas de juros aplicadas no Brasil ainda é abusurda. Sabemos que ter lucro é bom e legítimo para qualquer banco, no entanto, é necessário buscar tanto assim as custas de uma taxa de juros abusivas se comparada com o resto do mundo ?

15- Vocês citam que no começo de 2011 vocês se atenciparam ao aumento da inadimplencia sendo mais restritivos na concessão de créditos. Não seria mais interessante reduzir as taxas de juros de modo a garantir o pagamento e ganhar mais clientes ao invés de serem restritivos ?

16- Por que vocês não trabalham com a norma ISO 26000 ?

17- Por que a auditoria socioambiental não emite parecer ou valida pareceres sobre os riscos socioambientais envolvidos na análise de concessão de crédito ? Qual a credibilidade de uma auditoria desta ?

18- Quais pontos serão revisados na política corporativa de sustentabilidade da empresa, pois como vocês afirmaram, a política atual não define acompanhamento no âmbito institucional ?

19- Vocês segmentam seus clientes em várias faixas de renda, sendo a base os que ganham até 4000 reais. Proporcionalmente são esses que pagam as maiores taxas ?

20- Parabéns pelo projeto de micro finanças. O programa é interessante.

21- Vocês possuem algum programa de financiamento para Organizações não Governamentais ? Se não, qual a razão desta decisão ?

22- Quantos % dos pedidos de créditos avaliados nos riscos e oportunidades socioambientais foram negados pelo banco ?

23- Para financiamento de construtoras, o banco avalia para conceder o crédito as questões de segurança e qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos neste tipo de empreendimento, além dos aspectos legais previstos pelo Ministério do trabalho, como mão de obra escrava ?

24- Vocês poderiam explicar melhor o texto da página 83, onde a política restritiva de juros oferece mais qualidade para o cliente ?

25- Quantos % dos empregados passaram por treinamento em 2011 ?

26- No programa “executivos em ações”, onde os mesmos são inseridos para vivenciar a experiência dos clientes, os mesmos tem que enfrentar um vigilante mau humorado na entrada do banco e ficar mais de 30 minutos na fila também ?

27- Respeitando o programa de transparência da empresa, gostaríamos de saber quantas reclamações a ouvidoria da empresa recebeu e quais as principais reclamações.

28- O compromisso público firmado com o Procon - SP para melhoria no atendimento, gerou um plano de trabalho com metas ?

29- Vocês afirmam que o atendimento de vocês está melhorando, no entanto, o volume de reclamações no Banco central dobraram de 2010 para 2011. O que aconteceu ?

30- Vocês afirmam que fazem pesquisa de satisfação dos clientes e que de 2010 para 2011 manteve a nota média. Mas qual foi esta nota ? 1 , 3 ,5 7 ou 10 ? Qual o valor ? Banco entende de número, por isto fazemos esta pergunta.

31- Vocês afirmam que 100% dos empregados recebem o plano de metas no ano, mas quantos % recebem um feedback formal sobre sua atuação no referido ano ?

32- Vocês reduziram em 5000 pessoas seu efetivo de 10 para 11, mesmo expandindo suas operações. Qual a razão das demissões ?

33- Por que apesar do banco ter muitas mulheres no quadro, as mesmas não ocupam na proporção os cargos estratégicos ?

34- Por que a taxa de rotatividade chega a ser de mais de 50% entre as mulheres nordeste ?

35- Por que a taxa de absenteísmo das mulheres é bem maior que a dos homens ?

36- O programa portas abertas da empresa com reunião com o presidente prevê um controle ou moderação prévia dos questionamentos dos empregados ?

37- Vocês poderiam apresentar um comparativo dos últimos 3 anos do volume de treinamentos investidos pela empresa ?

38- Entre os profissionais da CIPA, qual a maior queixa registrada por esses profissionais ?

39- Dos 32 casos de assédio registrados na empresa, quantos foram procedentes ?

40- No âmbito da contratação local (pag 143) vocês afirmam que 81,84% dos membros da Alta gerência são contratados da comunidade local, ou seja, a cidade de São Paulo. Se analisarmos que São Paulo como cidade possui quase a população da Argentina, esta lógica nos leva a afirmar que todas as agências do Itaú na Argentina contrata pessoas da comunidade. Dizer isto não é forçar a barra de maneira absurda ?

41- Vocês como um banco tão amplo no Brasil, pecam por ainda não definir uma política de relacionamento com as comunidades. Quando isto vai ser prioridade para a empresa ?

42- Dos R$ 2,3 milhões arrecadados no Banco para as vítimas das chuvas no RJ, como o banco fez a gestão deste recurso para evitar desvios ?

43- No caso de fornecedores, além dos mesmos preencherem um formulário, vocês posteriormente os auditam in loco ou é só uma verificação documental ?

44- Os investimentos em projetos sociais do Itaú, são recursos próprios ou oriundos de políticas de dedução fiscal ?

45- Parabéns pelo programa de avaliação econômica de projetos sociais . Ótima iniciativa.

46- Dos 100 mil empregados incentivados a se mobilizarem socialmente, quantos % realmente desenvolveram alguma ação ?

47- Por que o consumo de energia aumentou tanto de 2010 para 2011 ?

48 - Por que as emissões da empresa relativas a substâncias destruidoras da camada de ozônio se multiplicaram em 6X de uma ano para o outro ?


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